O planejamento de aposentadoria é um serviço que busca trazer agilidade e segurança ao trabalhador no momento de pedir seu benefício previdenciário.
Minimizando, assim, erros e aumentando as possibilidades de um deferimento.
Como se sabe o sistema previdenciário no Brasil é extremamente complexo e muitas burocracias estão por trás de um pedido de aposentadoria.
Por conta de tantas dificuldades que o sistema apresenta é muito importante que o trabalhador se precaveja e esteja com suas contribuições e documentações organizadas antes de pedir sua aposentadoria.
Também devido a não ser raro o INSS conceder benefícios com valores inferiores é importante que o segurado já saiba a base do valor do seu benefício.
Só é possível ter essa segurança por meio do planejamento de aposentadoria.
Esse artigo tem como objetivo te ajudar a entender o que é o planejamento de aposentadoria, como ele funciona, quais as vantagens de fazê-lo e quem você deve contratatar para fazer seu planejamento.
O que é o planejamento de aposentadoria?
O planejamento previdenciário ou de aposentadoria é um serviço de organização e preparação para a aposentadoria cujo objetivo é que o segurado se aposente mais rápido e recebendo o melhor valor de aposentadoria possível.
Logo que, o planejamento permite que a pessoa tenha a certeza que estará contribuindo de forma correta, para que possa receber o valor que deseja.
Ou se a contribuição feita terá bons efeitos para o benefício a ser recebido.
Por exemplo, para um segurado que contribuiu a vida inteira no valor de salário mínimo, não adianta que o mesmo no ultimo ano antes de se aposentar passe a contribuir no valor do teto da previdência.
Não fará diferença, ele só gastará dinheiro a toa.
Assim como, um trabalhador que exercia uma função com insalubridade, que pode se aposentar na aposentadoria especial.
É muito importante que antes de dar entrada que o trabalhador esteja com a documentação organizada para comprovar o seu direito.
Cabe ao planejador previdenciário organizar e instruir sobre a documentação necessárias.
Fazendo, assim, que o processo de aposenatdoria seja mais fácil e trazendo um único resultado possível: o melhor benefício.
Como funciona o planejamento?
O planejamento previdenciário é um estudo sobre toda a vida contributiva/trabalhista da pessoa e, também, eventuais projeções futuras.
Nesse planejamento também se faz um estudo matemático sobre as contribuções que o segurado fez em sua vida para projetar o valor o benefício futuro.
Dessa forma, o planejamento de aposentadoria permite que o segurado consiga ter uma ideia de como será seu futuro, bem como o que pode fazer para melhorar o benefício que virá a ser recebido.
Nesse serviço já se instrui esse segurado sobre a organização da documentação, antecipando problemas e diminuindo as chances de uma negativa futura.
Quais as vantagens de fazer um planejamento de aposentadoria?
São inúmeras vantagens que fazer um planejamento previdenciário traz, mas vou separar em tópicos:
Contribuir ao INSS de forma correta
Com o planejamento previdenciário você se poupa perder dinheiro fazendo contribuições de valores elevados que em nada subirão o valor de seu futuro benefício.
O cálculo da aposentadoria é feito com base na média de todos os salários de contribuição da vida do trabalhador, sendo assim a depender dos valores dos salários antigos não adiantará contribuir no teto hoje.
É muito comum contribuintes individuais (trabalhadores autônomos) fazerem contribuições altas achando que as mesmas são necessárias.
No planejamento é feito o cálculo dessa média, assim se chega ao valor adequado para se contribuir de tal sorte a se chegar no melhor benefício.
Dar entrada na aposentadoria no momento certo
É muito comum que trabalhadores deixem de dar entrada na sua aposentadoria no tempo certo seja por não saberem qual regra se aplica ao seu próprio caso ou por confiarem 100% na calculadora do INSS.
Sendo assim, ao fazer o planejamento você terá certeza sobre qual regra irá se aplicar ao seu caso.
Evitando que você contribua por mais tempo que o necessário, perdendo, desta forma, o dinheiro dessas contribuições.
Ademais, também há aqueles que confiam na calculadora do INSS e esta apresenta um resultado de cálculo errado.
Só para exemplificar, suponha que você tenha um vínculo de emprego com “data fim” em aberto, esete vínculo não é considerado na calculadora do INSS, o que retardará sua aposentadoria se você confiar nela ao invés de procurar um profissional para te auxiliar.
Planejar te dará a certeza de dar entrada na sua aposentadoria no momento correto.
Evitar problemas no processo de aposentadoria
Fazer o planejamento evitará que você tenha problemas no processo de aposentadoria e fará com que ele seja concluído mais rápido.
Não haverá abertura de exigências desnecessárias durante o curso do processo, o que fará que o mesmo seja concluído mais rápido.
Mas também não haverá riscos de indeferimento indevido por ausência de documentação ou requisitos.
Quando fazer o planejamento de aposentadoria?
O ideal é que se realize o planejamento o mais cedo possível, a partir dos 30/35 anos de idade.
Pois com essa idade o trabalhador já conhecendo sua situação atual, ele já conseguirá se planejar e terá uma chance de modificação muito maior.
Por exemplo, se ao fazer o planejamento o trabalhdor viu que o valor da aposentadoria ficará aquém do desejado, aos 30/35 anos ele poderá aumentar o valor das contribuições, mudando o valor do benefício consideravelmente.
O que não seria uma possibilidade tão real aos 60 anos, por exemplo, já que a majoração nesse período, quando colocado na média das contribuições não aumentaria o benefício conforme o desejado.
Decerto, quanto antes você se planejar, melhor o resultado prático que você terá, principalmente após a reforma da previdência.
Quem é o profissional capacitado para planejar sua aposentadoria?
O profissional que é verdadeiramente capacitado para fazer o planejamento previdenciário é o advogado (a) especialista em direito previdenciário.
O (a) advogada especializada não somente calcula tempo de contribuição, valor de aposentadoria, como outros profissionais também fazem.
Mas o (a) advogado (a) especialista atua em todos os processos da área de INSS, como pedido de aposentadoria, auxílios, etc.
O que o torna um profundo conhecedor das regras previdenciárias e da forma do INSS trabalhar na análise dos benefícios.
Com certeza, ao procurar uma advogada especialista em previdência social é o caminho mais eficiente e seguro de ter o melhor planejamento de aposentadoria possível.
Conclusão
O planejamento previdenciário é uma ferramenta que se torna a cada dia mais comum, pois com a constante mudança de regras e aumento de burocracia vem sendo compreendido a importância de uma prevenção para aposentadoria.
Busque conhecimento, este liberta e é o unico que pode te trazer uma vida confortável na velhice.
Procure um (a) advogado (a) especialista e faça seu planejamento de aposentadoria.
Gostou desse post? Aproveite para seguir meu canal no youtube: